No coração de Zurique, na Suíça, o interior luminoso e arejado do restaurante Haus Hiltl é repleto de movimentação. Aromas tentadores enchem o ar, enquanto os clientes se alinham no buffet para saborear cerca de 100 pratos vegetarianos e veganos caseiros do mundo todo. 

       Algumas das especiarias que os clientes encontram aqui incluem verduras e leguminosas deliciosamente crocantes e temperadas, sopas, saladas, hamburguers vegetarianos, tofu marinado em chili e castanhas de caju, pimentões jalapeño com queijo cremoso aveludado envoltos em pão ralado crocante. Cada ingrediente temperado com ervas, repletos de sabores distintos que a família Hiltl aperfeiçoa há mais de cem anos. 

Haus Hiltl

 

       Hoje, o Haus Hiltl não é apenas uma das opções de restaurantes mais populares de Zurique; é reconhecido pelo Guinness World Records como o mais antigo restaurante vegetariano continuamente administrado do mundo – um templo gourmet de “indulgência saudável”, fundado em 1898 e operado pela quarta geração de família Hiltl. 

       Quando o restaurante inaugurou no final do século XIX, os vegetarianos eram frequentemente ridicularizados pelas elites suíças como “herbívoros”. A carne era tipicamente o elemento mais desejado de cada refeição na Europa Central – uma tendência que estava ligada tanto à renda quanto a preferência culinária. 

 

Haus Hiltl

      

       Se não fosse por um alfaiate viajante alemão, chamado Ambrosius Hiltl, a verdadeira gastronomia vegetariana da Suíça nunca teria surgido. Vários anos após o alfaiate nascido na Baviera se estabelecer em Zurique, no final da década de 1890, um médico o diagnosticou com artrite reumatoide grave. Não só Ambrosius não era mais capaz de costurar, mas o médico lhe disse que, a menos que ele desistisse de comer carne, ele provavelmente morreria prematuramente. Naquela época, era difícil conseguir refeições sem carne, então o alemão de 24 anos começou a frequentar o único café vegetariano de Zurique na época, o “Vegetarierheim and Abstinence-Café”.

 

hiltl zurique

 

hiltl Zurique

 

hiltl Zurique

 

 

       Ambrosius não só se apaixonou pelos pratos vegetarianos, como alegou que o novo estilo de vida o levou a uma rápida recuperação. Ele aproveitou a chance de assumir a propriedade do restaurante em 1904 e casou-se com Martha, a cozinheira chef. Pouco depois, renomeou o lugar Haus Hilt que está de pé até hoje, fazendo de seus clientes pessoas mais saudáveis e felizes. 

 

       A Estação Londres Agência de Viagens possui pacotes incríveis com roteiros gastronômicos pela Europa. Informe-se pelo telefone (46) 3055 6008 ou pelo nosso site.

       Curta também a página no Facebook e Instagram para acompanhar novidades e promoções!