Com alguns países já começando a imunizar seus cidadãos contra o Coronavírus SARS-CoV-2, que causa o COVID-19, as companhias aéreas e os governos exigirão vacinação para entrar no avião? 

 

 

       Se você está sentindo a luz no final do túnel COVID com ótimas notícias da Pfizer, Moderna, AstraZeneca e outros fabricantes de vacinas, você não está sozinho. Nos próximos meses, é provável que muitos de nós sejamos vacinados contra esta doença terrível, e se você – como eu – deseja ver amigos e entes queridos, ou experimentar o nosso mundo compartilhado mais uma vez, é um grande conforto.

 

 

       É importante entender que, assim que a vacinação começar em todo mundo, algumas companhias aéreas e governos provavelmente exigirão provas. E, especialmente se você estiver no início da lista de prioridades antes que os sistemas sejam colocados em prática, isso pode significar que você precisa tomar a iniciativa e estar preparado com documentos.

       A cia aérea Qantas – que cortou os voos internacionais em 2020 – disse que é muito provável que exijam que os passageiros tenham a vacinação completa antes de voar. O diretor executivo Alan Joyce sugeriu que seu plano é mudar os termos e condições da companhia aérea para exigir a vacinação, dizendo que “pensamos que é uma necessidade” para os viajantes internacionais que chegam à Austrália e para quem deseja deixar o país também.

 

 

       Se uma companhia aérea pode exigir que você tome uma vacina COVID antes de voar com ela, dependerá do país em que sua companhia aérea está sediada, bem como de onde você está, mas como regra, sim, as companhias aéreas são geralmente empresas privadas e podem exigir isso de seus clientes. Pense nisso como uma regra do tipo “sem camisa, sem sapatos, sem serviço” da saúde pública. Dito isso, haverá passageiros que não poderão ser vacinados, e esses motivos estarão em uma escala de “clinicamente incapaz por razões válidas e certificadas” até o tipo de objeção pessoal e religiosa que é mais uma questão de política do que da saúde pública.

       Pode parecer um pouco (ou até mesmo muito) incômodo preparar uma papelada de provas de vacinação – mas a verdade é que… Toda papelada é pouca para podermos viajar novamente!